A Canik começou sua trajetória em 1998, na Turquia, fabricando armas de fogo para as forças policiais turcas, sendo a série TP9 a mais utilizada. As Caniks rapidamente se estabeleceram e se destacaram por possuir alguns dos melhores gatilhos e ergonomia dentre as pistolas striker-fired do mercado.
Seu design de gatilho foi baseado nos já muito usados e testados gatilhos da Walther, proporcionando um acionamento leve e um disparo com quebra e reset nítidos, garantindo alta precisão. Juntando isso a um design inteligente, focado na ergonomia, que faz com que suas pistolas tenham um encaixe extremamente confortável nas mãos do atirador, a Canik atingiu o mercado como um furacão.
Após o sucesso inicial entre as forças policiais, a Canik começou a fabricar pistolas voltadas para competições, aprimorando ainda mais os gatilhos, ergonomia, redução de recuo e compatibilidade com miras ópticas. As linhas SF e SFx tornaram-se algumas das mais populares entre atiradores competitivos ao redor do mundo, além de introduzirem modelos especiais como a série Rival S, que traz uma armação metálica mais pesada em vez de polímero.
A Canik também fez parceria com a Taran Tactical Innovations, empresa responsável por muitas das armas usadas na série de filmes John Wick. Juntas, criaram a Canik TTI Combat, uma versão da série SF com cano “ported” (com aberturas) e compensador, acabamento Cerakote bronze queimado personalizado, marca da TTI gravada e um case rígido que inclui uma moeda exclusiva da Taran Tactical e um coldre específico para competição. Há até especulação de que essa arma possa aparecer no próximo filme John Wick: Capítulo 5.
Com suas armas sendo usadas em mais de 60 países por forças de segurança, civis e competidores, a Canik se consolidou como uma grande fabricante na indústria de armamentos, criando algumas das melhores pistolas de ação por percussão do mercado. Seu extenso catálogo inclui opções para porte velado, uso policial e competição, atendendo às necessidades de qualquer atirador.







