Quem autoriza a quisição é a Polícia Federal e o processo acontece em 3 etapas:
1. Autorização de compra
2. Registro da arma junto à Políca Federal (validade de 5 anos)
3. Retirada da arma na loja
Para comprar uma arma você tem que ter mais de 25 anos, então já separe seu RG e CPF.
A Polícia Federal exige que você declare e comprove efetiva necessidade que justifique a sua compra de arma para defesa pessoal. Para nossos clientes, nossa advogada prepara a petição de efetiva necessidade.
Você vai precisar de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral.
Serão necessários documentos comprobatórios de ocupação lícita e de residência fixa, com datas de emissão de até 60 (sessenta) dias.
Laudo de aptidão psicológica e comprovante que ateste a capacidade técnica para manuseio de arma de fogo de calibre igual ou superior ao que se pretende adquirir, ambos emitidos por profissionais credenciados pela Polícia Federal.
Com a documentação é possível dar entrada no processo junto à polícia federal para conseguir sua autorização de compra.
Você pode comprar sua arma e registrá-la junto à PF para que possa, então, receber uma guia de transporte.
Com a guia de transporte você pode, finalmente, retirar sua arma da loja e levá-la para o endereço registrado, seja seu trabalho ou sua casa.
Se quiser mais praticidade, é só deixar que nosso time de despachantes
cuide de tudo para você. É só assinar os papeis e esperar.
01
Primeira
visita
Aqui na nossa loja vamos agendar o teste de tiro e coletar a sua assinatura para os requerimentos.
02
Teste
psicotécnico
Agora é a hora de agendar o exame psicotécnico com um profissional credenciado (lista disponível no site da PF).
03
Teste de tiro + documentos
Quando vier fazer o teste de tiro, já aproveite para trazer todos os documentos da lista necessários para o processo.
04
Sobre a
arma
Aqui você já pode fazer a reserva da sua arma ideal porque assim, quando sua autorização sair, ela já vai estar pronta para registrar.
05
Registro
Pronto
A PF emite uma guia de trânsito junto com o registro para você levar sua arma da loja para sua casa ou trabalho.
Quem tem o porte pode portar a arma, andar com ela.
Quem tem a posse não pode sair com a arma de casa sem autorização.
Garante o direito de manter a arma em sua residência ou local de trabalho se você for o responsável legal. Toda vez que precisar trnasportar arma de fogo (mudança de endereço, reparo no armeiro ou treinamento) é necessário requerer uma autorização (guia) de transporte
Excepcionalmente concedido para quem comprove riscos potenciais à vida, à incolumidade ou à integridade física, própria ou de terceiros, autoriza o proprietário a andar com arma de fogo municiada de forma “velada”, com algumas limitações de locais com grande aglomeração de pessoas.
Essas são as espécies e calibres permitidos ao cidadão em 2025:
PSICOTÉCNICO
Exame que comprova capacidade emocional para ter a posse de uma arma de fogo. É realizado com profissional credenciado junto à Polícia Federal, tem duração de aproximadamente 2 horas e fica pronto em alguns dias. Consulte a lista de profissionais no site de Polícia Federal.
Nós sugerimos a Clínica Perfil, Telefone: (61)99252-9499
TESTE DE TIRO
Comprovação de que o cidadão está apto a manusear uma arma de fogo, de modo a evitar acidentes. É realizado em 2 etapas: 1) Prova teórica onde o cidadão deve demonstrar conhecimentos básicos sobre armas de fogo, bem como das regras de segurança. 2) Prova prática onde serão realizados 24 disparos.
Para quem nunca atirou, recomendamos realizar o Curso de Manuseio de Armas Curtas antes de fazer o teste de tiro.
A duração do processo é relativa pois pode ser que seja necessário fazer um recurso administrativo ou realizar mais de uma tentativa. Pode demorar de 30 a 120 dias a depender do quão forte são os fatos e documentos apresentados.
Sim! Pois se trata de uma segunda residência e/ou local de trabalho. Mas, para isso, é necessário apresentar a documentação da sua propriedade rural.
O Registro é válido por 5 (cinco) anos e após esse prazo é necessário proceder à renovação do registro juntando novamente toda a documentação que foi apresentada na aquisição, inclusive os exames psicoténcico e de capacidade técnica.